Como escolher um fogão

Saiba como encontrar o equipamento ideal para si.

 

É necessário ter em conta alguns fatores importantes quando se trata de escolher um fogão. Uma escolha adequada a si e à sua família pode ter resultados bastante positivos, tanto a nível de poupança de energia mas também do aumento de qualidade do tempo que passa na sua cozinha.

 

Tipo de Fogão:

Existem, essencialmente, três tipos de fogões que deve considerar: a gás, elétricos e mistos, ou seja, combinam queimadores a gás com forno elétrico.

Existem também os fogões semi-industriais, contudo só se adequam a cozinhas grandes e que confecionem bastantes refeições ao dia, para um número elevado de pessoas. Os fogões portáteis são aconselhados para quem pretende preparar refeições no exterior.

Sendo assim, a escolha do melhor equipamento deve ter em conta o tipo de energia que utiliza na sua casa.

 

Utilização:

A grande parte dos fogões possuem quatro queimadores e um forno mas não deve ser por isso que deve guiar a sua escolha. A utilização que vai dar ao fogão é o que deve definir o número de “bocas”, mas igualmente a capacidade do forno e o tamanho do equipamento.

É necessário ter em conta o tipo de cozinhados que faz e quantos queimadores usa normalmente. Se cozinha com frequência as carnes e peixe no forno e os restantes acompanhamentos no fogão, sendo assim, o número de queimadores pode ser reduzido. Caso necessite de pelo menos 3 queimadores para efetuar as suas refeições, então o ideal será um fogão com 5 “bocas”.

O número de pessoas para quem cozinha também é importante pois influencia o tamanho dos tachos e panelas que usa.

 

Capacidade do forno:

O espaço existente dentro do forno é fator importante e deve ser considerado através de alguns critérios. O espaço existente, o número de prateleiras disponíveis visto que vão definir a quantidade de comida que poderá cozinhar ao mesmo tempo, e se a opção grelhador elétrico é do seu interesse.

Saiba que quanto maior o forno, maior o espaço que o fogão irá ocupar. Assim sendo é quase que obrigatório que verifique o numero de litros que existe no forno e o espaço que dispões na sua cozinha. Se cozinha para um número elevado de pessoas no dia-a-dia, deve considerar um fogão com mais de 5 queimadores e um forno com uma capacidade superior a 70 litros.

 

Outras funções:

Para o ajudar e diminuir o tempo que passa na cozinha, deve considerar outras funções extra do fogão e do forno.

O isqueiro elétrico é algo que facilitará pois torna a sua ação mais rápida. Tenha em atenção também o tipo de controlo que os fogões possuem. Normalmente os que são a gás e mistos têm controlo analógico, enquanto os fogões elétricos têm controlo digital.

No que toca a características, deve verificar de tem termóstato, temporizador e se o forno possui um sistema de limpeza automática.

 

Já se sente apto para escolher o seu fogão sem dúvidas?

Conheça a nossa gama de produtos.

Para mais informação consulte-nos em: apoioaocliente@bizclick.pt